Aquarium Finisterrae e Torre de Hércules

1 dezembro 2025

Na ponta noroeste da cidade fica o Aquarium Finisterrae e a Torre de Hércules, a Torre de Hércules é o mais antigo farol romano ainda em funcionamento, cálculo que já não na sua forma original pois deve ter sido renovado uma ou outra vez, o Aquarium Finisterrae é um... bem... aquário, chama-se assim porque os romanos ao chegarem àquela região estavam convencidos que tinham chegado ao fim da terra1.

Fotografia tirada em Outubro de 2025.

Na zona exterior do aquário existe um piscinarium que estava praticamente vazio pois é inverno, ainda mais ao lado existem focas num espaço mais pequeno e abrigado, estive lá a olhar um bocado para elas, estavam boas.

Fotografia tirada em Outubro de 2025.

O aquário em si não é tão grande como por exemplo o Oceanário de Lisboa mas tem uma boa variedade de espécies para o seu tamanho, na zona mais inferior existe uma zona muito curiosa, a cereja no topo do bolo, sem dúvida inspirada no livro Vinte Mil Léguas Submarinas de Jules Verne2, vi lá um tubarão, não, não tirei nenhuma foto.

Fotografia tirada em Outubro de 2025.
Fotografia tirada em Outubro de 2025.

A 3 de dezembro de 1992 ocorreu ali mesmo um desastre ambiental com o naufrágio do navio com bandeira grega Aegean Sea3, não me vou alongar sobre o mesmo mas alguns dos elementos do navio como a âncora encontram-se expostos no aquário, seria de esperar que tivessem aprendido alguma coisa mas 9 anos depois aconteceu outra vez a mesma coisa com outro petroleiro, o Prestige4, operado por uma empresa grega e com bandeira de conveniência das Bahamas, o que têm os gregos contra a costa da Galícia?

Fotografias tiradas sem dúvida a 3 de dezembro de 1992, quem tirou não sei.

Na Torre de Hércules curiosamente encontrei um senhor brasileiro já de cabelos brancos aparentemente entendido no assunto que me disse que existia um farol do género em Génova, Itália, sim existe mas foi construído por volta de 11285. Na Torre de Hércules passa-se uma situação que tenho que denunciar, talvez deveria até ser considerada um crime contra a humanidade, pois bem, ao subir todo o percurso para chegar lá existe de facto uma cabine de entrada com funcionários mas, os bilhetes de entrada compram-se lá em baixo no início do percurso portanto obrigam uma pessoa menos atenta a voltar a descer e subir tudo.

Fotografia tirada em Outubro de 2025.
43°23'00"N 8°24'35"W